SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Rita Serrano presidirá a Caixa e Tarciana Medeiros o Banco do Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na sexta-feira (30), quem assumirá a presidência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil: Rita Serrano e Tarciana Medeiros, respectivamente.

Ao anunciá-las, Haddad disse que as indicadas “estão absolutamente alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, e mencionou um projeto imediato de renegociação de dívidas para famílias de baixa renda endividadas.

Rita Serrano

Rita Serrano, a nova presidente da Caixa, tem 53 anos e longa trajetória no movimento sindical e social. Entre 2006 e 2012, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC; desde 2015 coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha “Se é Público é para todos no País”; é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae); e integrante do Conselho de Administração da Caixa desde 2014.

Ao ser nomeada, Rita elogiou o presidente Lula por resgatar novamente “o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores”. A presidente da CEF também apontou as intenções da nova gestão.

“Vamos reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida, bem como ampliar a parceria com Estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, promover a inclusão bancária da população e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços para atendimento aos clientes. Teremos que humanizar as relações de trabalho, desgastadas pela política de medo e assédio instaurado no governo Bolsonaro, atuando fortemente na melhoria nas áreas de governança, integridade e pessoas. Agradeço profundamente todo o apoio que recebi nos últimos anos!”, declarou.

Tarciana Medeiros

Tarciana Medeiros, a nova presidente do Banco do Brasil, tem 44 anos e iniciou sua carreira no BB em 2000, tomando posse na agência Posto da Mata (BA). Assumiu o primeiro cargo de gestão em 2002.  Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo país, na rede varejo, em agências e superintendências, nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do BB. Formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão, Tarciana é natural de Campina Grande (PB) e antes de atuar no banco, foi professora e feirante em sua cidade natal.

Ela será a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 214 anos de história da empresa.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região demonstra, a princípio, satisfação na escolha de duas mulheres, funcionárias de carreira, para presidirem a Caixa e o BB. A entidade espera que elas consigam resgatar as instituições do limbo em que foram colocadas durante o governo Bolsonaro. Desmonte, nunca mais!

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter