SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Repercussão negativa de “Boletim de Ocorrência” contra bancários faz BB voltar atrás em normativa

25/04/2023

Bancos: Banco do Brasil

Depois da repercussão negativa em relação a Instrução Normativa (IN) nº 499-2, que previa a abertura de boletim de ocorrência contra bancários, se o gestor julgasse que existiu má intenção do funcionário em caso de diferença para menos no caixa, o Banco do Brasil voltou atrás e reeditou a norma.

Agora, os procedimentos internos do BB deverão ser seguidos. Desde que o assunto chegou ao conhecimento dos bancários, o movimento sindical denunciou que a prática poderia ser utilizada como instrumento de assédio aos trabalhadores, aumentando também o adoecimento da categoria.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a medida absurda tornaria ainda mais estressante o trabalho de caixas e gerentes de módulo, que já são diariamente afetados por mudanças abruptas de horários em sua jornada, entre outros problemas.

 

Policiamento

Mesmo assim, o “B.O.” contra trabalhadores ainda pode ser feito caso seja constatado o desaparecimento de valores a partir de R$ 5 mil. Para o BB, levar este tipo de situação profissional para as autoridades policiais é mais do que normal: “O boletim de ocorrência não acusa ninguém. É apenas a comunicação para a autoridade competente do sumiço do patrimônio”, escreveu o banco.

O Sindicato aponta que, ao generalizar que os bancários agem de má fé durante o expediente para lesar a instituição financeira propositadamente, o BB ultrapassa todos os limites do bom senso, ferindo os próprios princípios que regem o serviço público.

Notícias Relacionadas

Presente de Natal: Sindicato vence ação e BB pagará mais de R$ 3 milhões a assistentes A e B, analistas A e B e assessores

Banco do Brasil 02/12/2025

Conforme decisão judicial, o pagamento será efetuado pelo banco de forma individual e diretamente na conta dos bancários

Banco do Brasil negligencia saúde dos trabalhadores de diversas formas!

Banco do Brasil 26/11/2025

Mesmo com determinação judicial, BB desrespeita ordem e não promove readaptação de bancária com LER/DORT

Sindicato conquista direito a benefício por incapacidade temporária a bancário do BB em tratamento contra depressão e ansiedade

Banco do Brasil 18/11/2025

Antigo auxílio-doença havia sido negado pelo INSS, mesmo com laudo que apontava inaptidão do trabalhador

Newsletter