SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Presidente da Caixa diz que não há dúvida sobre privatizar Seguridade e que vai fechar agências de cidades pequenas

03/02/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse na semana passada que seu foco, agora, é vender fatias de subsidiárias do banco. A declaração foi dada durante um evento promovido pelo Credit Suisse.

Segundo uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no dia 26, Pedro Guimarães “pretende vender um percentual de cinco áreas — seguridade, cartões, gestão de recursos (asset), loterias e banco digital”, sendo o banco digital “um ativo que a Caixa ainda pretende criar, reunindo o patrimônio formado a partir dos serviços prestados pelo aplicativo Caixa Tem e por milhões de contas criadas para o pagamento do auxílio emergencial”.

A Caixa Seguridade está no topo da lista de subsidiárias a serem lançadas na bolsa. Desde 2019 que o governo tenta abrir o capital da empresa. Já tentou duas vezes, mas acabou adiando o negócio ao avaliar as condições do mercado. “Agora, não existe mais dúvida”, disse Pedro Guimarães. De acordo com o Estadão Broadcast, duas fontes afirmam que a ideia é vender 30% da Caixa Seguridade entre março e o início de abril.

 

Fechamento de agências

No mesmo evento do Credit Suisse, o presidente da Caixa ainda disse que quer manter agências em todas as cidades com mais de 40 mil habitantes, e fechar unidades em locais “sem número suficiente de clientes”.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, é justamente nas pequenas cidades que a população mais sente falta de um banco. A Caixa, como instituição pública, não deveria pensar na lucratividade de suas agências isoladamente, mas sim em seu papel social.

Assim como os funcionários do Banco do Brasil estão lutando contra a reestruturação, os empregados da Caixa devem estar preparados para lutar contra o fechamento de suas agências e contra o fatiamento do banco. Pedro Guimarães, Paulo Guedes e Bolsonaro, tirem as mãos das empresas públicas! Sucateamento e privatização, não!

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter