SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Presente de ano novo: CEF implementa unilateralmente acordo do Saúde Caixa

03/01/2024

Bancos: Caixa Econômica Federal

No primeiro dia útil de 2024, a Caixa Econômica Federal surpreendeu os funcionários com a implementação do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa. A medida foi tomada unilateralmente, mesmo com a rejeição da proposta em diversas cidades.

De acordo com o banco, a proposta foi aprovada pela maioria das bases sindicais e como em dezembro de 2023 encerrou-se a vigência do atual aditivo, o “novo acordo precisa ser celebrado para manutenção desse importante benefício dos empregados”. A CEF também informou que para equalizar o déficit do ano passado, projetado em R$ 422 milhões, serão “utilizadas as reservas técnicas e de contingência, além da absorção do custo de pessoal e infraestrutura pelo banco”.

Formato de custeio

Para o exercício deste ano, o acordo determina: manutenção da alíquota de 3,5% da mensalidade sobre a remuneração base; teto de 7% por grupo familiar; valor fixo de R$ 480,00 por dependente (considerando a limitação do teto pode ser reduzido); contribuição sobre o 13º salário.

Diante da implementação unilateral, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá se reunir com o seu corpo jurídico para discutir as medidas cabíveis para o caso. A entidade ressalta que a decisão da Caixa é uma afronta, visto que dezenas de trabalhadores e aposentados não concordaram com o acordo e, agora, serão prejudicados por uma decisão que beneficia e atende apenas os interesses do banco.

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter