SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Por que ainda não foi paga a ação do desconto que bancários da Nossa Caixa tiveram em 2011?

Em 2011, BB efetuou desconto indevido no salário de funcionários incorporados da Nossa Caixa

27/10/2020

Bancos: Banco do Brasil

Em julho de 2011, o Banco do Brasil efetuou um desconto indevido no salário dos funcionários incorporados da Nossa Caixa. Então, obviamente, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou uma ação coletiva pleiteando a devolução dos valores.

A ação transitou em julgado em abril deste ano, com resultado positivo para os trabalhadores.

Na ocasião, o Sindicato procurou os bancários que haviam sofrido o desconto indevido, para que todos os prejudicados pudessem receber seu dinheiro de volta.

E no mês de junho a Justiça aceitou que o Sindicato incluísse novos nomes na lista inicial de bancários prejudicados. Além disso, determinou que o ressarcimento tivesse início dentro de 15 dias.
Acontece que até hoje, passados quase quatro meses, o pagamento ainda não foi feito.

O Sindicato esclarece que, nesse meio tempo, o BB efetuou o depósito judicial, mas também ajuizou embargos de execução questionando o índice de correção monetária concedido pela Justiça.
Por isso, na última quarta, dia 21, o Sindicato enviou um ofício à Justiça solicitando a liberação imediata do valor incontroverso. Se o pedido for aceito, os bancários já poderão receber o que o BB acha que tem de pagar, tendo de aguardar apenas a parte menor do valor, sob questionamento do banco.

Há 32 incorporados da Nossa Caixa que têm direito a receber os valores — de Bauru, Agudos, Avaí, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lucianópolis, Piratininga, Presidente Alves e Ubirajara.

Relembre o caso
Sob o nome de “verba de incorporação retroativa a janeiro de 2010”, o descontou foi realizado pelo BB no salário de 657 bancários oriundos da Nossa Caixa. O banco alegava que, ao migrarem para o seu Plano de Cargos e Salários (PCS), em dezembro de 2009, esses funcionários tiveram uma progressão salarial indevida.

Mas, para o Sindicato, a alegação era absurda, pois, em primeiro lugar, tal montante (a verba de incorporação) serviu à estratégia de sedução do BB para que os bancários da Nossa Caixa migrassem para o seu PCS.

Além disso, a parte que o BB alegava ter pago “a maior” para os bancários já havia se incorporado aos salários dos trabalhadores, independentemente de qualquer outra coisa.

Para o Sindicato, se houve algum erro, ele ocorreu por parte do banco, o que ensejaria a incorporação de uma maneira ou outra.

Notícias Relacionadas

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Newsletter