Não foi só o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região que ficou indignado com o resultado da votação do pedido de alteração estatutária da Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil). Outros sete sindicatos de diversas partes do País, também consideram que a proposta foi REJEITADA.
A votação da proposta da Cassi teve um total de 124.266 votos, sendo 81.982 para o “sim” e 39.608 para o “não”. Outras 1.516 pessoas votaram nulo e 1.161 em branco.
Pelo Artigo 73 do Estatuto, baseado nessa votação, seriam necessários 82.070 votos para que a alteração fosse aprovada. Mesmo assim, o Banco do Brasil, junto com a Contraf-CUT anunciou que a alteração do Estatuto foi aprovada, em uma total afronta à legalidade e a vontade dos associados da Cassi.
Por tudo isso, os sindicatos de Bauru, Maranhão, Rio Grande do Norte, Vale do Caí, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, se uniram e foram à Justiça Federal, em Brasília, pedir a anulação da alteração estatutária. Impedindo, via concessão de liminar, qualquer aumento no valor da parcela da Cassi para os associados (o banco já anunciou que o primeiro desconto com o reajuste virá no dia 20 de dezembro).
Essa junção dos sindicatos é uma iniciativa histórica da oposição bancária na luta pela Cassi.
Além dessa iniciativa, será ajuizada ainda uma ação civil pública trabalhista em nome dos sindicatos de Bauru e do Rio Grande do Norte.