SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Nova tabela PIP para o Previ Futuro é aprovada

14/02/2024

Bancos: Banco do Brasil

A Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) aprovou, finalmente, a proposta para a Tabela Pontuação Individual do Participante (PIP). A proposta segue agora para análise da governança do Banco do Brasil e dos órgãos reguladores. Só depois desse processo os novos valores serão validados.

De acordo com o novo modelo, os associados poderão contribuir para a 2B ( contribuição adicional) desde a adesão ao Previ Futuro. Com a mudança, a maioria dos participantes subirá de faixa, sendo assim, todos os associados terão a possibilidade de contribuir mais, aumentando a aposentadoria no futuro. O BB irá contribuir com o mesmo percentual que o participante.

Relembre

Há anos os trabalhadores do BB reivindicam a revisão da tabela PIP. Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Com isso, apenas executivos com altos salários conseguiram obter 10% na parte 2B.

A revisão foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho específico do BB, firmado em 2022. Desde então, o movimento sindical tem pressionado o banco para que a implementação do novo critério seja concretizada.

Economus

O movimento sindical se reuniu com a direção do Banco do Brasil no dia 8, e requisitou que a mesma regra da Tabela PIP seja válida para os associados do PrevMais. O banco se comprometeu a analisar o pedido e dar um retorno na próxima reunião com os representantes dos trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que a medida seja implementada aos associados da Previ Futuro ainda neste primeiro trimestre de 2024. Chega de enrolação, BB!

 

Notícias Relacionadas

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Newsletter