SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Nova federação: SEEBBAURU, SEEB-MA e SEEB-RN fundam a FEBANCÁRIOS!

Entidade tem a missão de organizar os bancários de todo o Brasil e fazer oposição à Contraf-CUT e à Contec

23/09/2025

A criação da FNB foi anunciada oficialmente em setembro de 2025, durante encontro em Belém (PA)

No último fim de semana, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, juntamente com o SEEB Maranhão e o SEEB Rio Grande do Norte, anunciaram oficialmente a criação da Federação Nacional dos Bancários.

Sem amarras políticas

A FEBANCÁRIOS é uma nova alternativa às entidades  já existentes, Contraf-CUT e Contec. Combativa e independente de governos, partidos e patrões, ela foi criada com a missão de:

  • Organizar os bancários de luta de todo o Brasil;
  • Ampliar o diálogo e reunir o maior número de sindicatos, visando formar uma mesa de negociação forte para enfrentar a exploração da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), a ganância dos acionistas do Banco do Brasil e os desmontes provocados pelo governo Lula nos bancos públicos.

Novo tempo

Paulo Tonon, diretor do Sindicato e bancário do BB, explica o contexto da criação da nova federação.

“Desde a greve de 2004 e a ascensão do PT ao poder, uma coisa ficou muito clara para o movimento sindical bancário combativo do País. A partir daquele momento, a estrutura dos sindicatos ligados à CUT (que são imensa maioria na categoria bancária) estaria totalmente voltada para a defesa do governo petista, em detrimento aos trabalhadores. Essa constatação fez com que os três sindicatos primeiro se desfiliassem da CUT e, posteriormente, no ano de 2011, fundassem em conjunto com trabalhadores de oposição de diversas bases sindicais a FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária). Passados 14 anos, os três sindicatos chegaram à conclusão de que a FNOB, como instrumento de luta, já cumpriu a sua função na luta dos bancários e não tem mais porque seguir existindo”.

Pará

Ainda em fase inicial, a criação da FEBANCÁRIOS foi anunciada durante a 1ª Conferência Estadual dos Associados da AFBEPA (Associação dos Funcionários do Banpará), realizada no dia 20 de setembro, em Belém (PA).

Tonon e representantes dos outros sindicatos ligados à nova federação participaram como convidados da mesa-redonda: “A realidade do setor bancário em todo o país: empregos, transformações nos bancos e os desafios enfrentados pelos trabalhadores” (veja fotos ao lado).

Mais de 150 bancários do estado participaram do evento, que também discutiu a organização de uma chapa de oposição para concorrer à eleição do Sindicato dos Bancários do Pará, prevista para o ano que vem.

1ª Conferência Estadual dos Associados da AFBEPA. Crédito: Ascom AFBEPA

 

Crédito: Ascom AFBEPA

Notícias Relacionadas

Grupo Amigas do Peito realiza evento do Outubro Rosa no Sindicato

21/10/2026

Constituição completa 38 anos: Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa, a proteção e a preservação dos direitos conquistados!

20/10/2026

Caixa propõe acordo em ação coletiva sobre as 7ª e 8ª horas dos tesoureiros

Caixa Econômica Federal 20/10/2026