SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

NINGUÉM AGUENTA MAIS! Regional do Itaú envia mensagens sobre metas até no período noturno

15/01/2024

Bancos: Itaú

Crédito: Freepik

Normalmente, todo início de ano as pessoas estão motivadas a fazer mudanças positivas para melhorar a vida e trajetória profissional. No entanto, não são todos que agem dessa forma. Karina, Gerente Regional do Itaú, segue insistindo no mesmo erro do ano passado: mantém grupo de WhatsApp, com o objetivo de cobrar e comentar metas nos celulares particulares dos bancários.

Na semana passada, as mensagens sobre os resultados dos trabalhadores foi enviada após o expediente, no período noturno. Já passava das 22 horas quando, em um momento de descanso e relaxamento, os trabalhadores receberam as notificações (veja abaixo).

A prática é proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e, inclusive, já foi denunciada  ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em junho de 2023, pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região. A entidade relatou e apresentou provas ao MPT sobre a conduta abusiva do banco. Na época, as cobranças da instituição nos celulares começavam às 6 da manhã.

“As cobranças por metas e resultados são realizadas em reuniões diárias, frequentemente de forma vexatória, com ameaças de demissão sem qualquer disfarce”, diz trecho da denúncia. As demissões injustificadas também foram relatadas ao órgão.

Reuniões

O Sindicato também se reuniu diversas vezes com o banco para cobrar o fim de tais práticas, contudo, a instituição se limita a dizer que conversará com a Regional para “ajustar” essas práticas. Diante dessas novas provas, a entidade ingressará na Justiça com uma ação de danos morais coletivos.

Pedidos de demissão

Neste mês, um funcionário de Agudos pediu demissão. É possível que o desligamento esteja relacionado à insatisfação com a situação atual. Nos últimos 15 meses, 20% do quadro do Itaú foi trocado em Bauru e região, somando demissões e pedido de desligamento. Ninguém aguenta mais tamanha falta de bom senso  e responsabilidade!

A cláusula 39 da CCT deixa explícito que “é vedada, ao gestor, a cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado”.  Apenas respeite-a, Karina!

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

Itaú 21/03/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Newsletter