SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

MP 905 está suspensa após negociação do Sindicato com a Fenaban

27/11/2019

Reconhecendo a força dos sindicatos de oposição, ontem, dia 26, pela primeira vez a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) recebeu representantes dos sindicatos dos bancários de Bauru e Região, do Maranhão e do Rio Grande do Norte para iniciar as negociações a respeito dos pontos da Medida Provisória nº 905/2019 que afetam a categoria.
 
Na reunião, os bancos prometeram respeitar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor, que vence em 31 de agosto de 2020. Ou seja, garantem que até lá vão manter a atual jornada de trabalho de seis horas, que só haverá trabalho aos sábados em ocasiões extraordinárias (como já é hoje), e a manutenção dos sindicatos na negociação da PLR.
 
Também como consequência da negociação de ontem, o “Feirão” que previa a abertura das agências nos próximos dois finais de semana foi suspenso.
 
Entretanto, os banqueiros querem algumas contrapartidas:
– Que seja formalizado um aditivo à CCT para redigir novamente a Cláusula 11, que já determina a compensação das 7ª e 8ª horas obtidas judicialmente através dos valores pagos a título de gratificação de função;
– Que seja incluída uma cláusula que estabeleça que os sindicatos obrigatoriamente realizem uma mediação com a Fenaban antes de ajuizar qualquer ação coletiva.
 
A Fenaban tem convicção que a MP será aprovada pelo Congresso e falou abertamente que defende a sua aplicação integral, argumentando que haverá “isonomia” com outras categorias.
A luta dos bancários não pode aguardar a data-base, 1º de setembro do ano que vem! É preciso uma grande mobilização nacional imediata. Para isso, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, em conjunto com outras categorias, convoca para 5 de dezembro, um Dia de Lutas para derrotar a MP 905.
 
Tudo o que foi discutido ontem na Fenaban ainda será submetido às direções do Banco do Brasil e da Caixa, que, apesar de estarem presentes na mesa, não garantiram o “acordo”.
 
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia a tentativa de retirada de direitos históricos como a jornada de 6 horas e defende a realização de assembleia para ampla discussão com os bancários antes de assinar qualquer aditivo.

Notícias Relacionadas

Sindicato realiza festa “Fim de Ano dos Bancários” no dia 28, em Avaré! CONVITES LIMITADOS!

06/11/2025

Jantar terá porco à paraguaia

Taça do Campeonato de Futsal já está no Sindicato! Qual time será o grande campeão?

06/11/2025

Confira os resultados da 5ª rodada!

Nova proposta do Saúde Caixa impõe prejuízos aos empregados da CEF

Caixa Econômica Federal 06/11/2025

SEEBBAURU, SEEB-MA e SEEB-RN enviam e-mail à Caixa solicitando íntegra da proposta

Newsletter