SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Moradia é problema crônico no Brasil

07/05/2018

O 1º de Maio deste ano foi marcado pelo trágico incêndio do edifício Wilton Paes de Alemida, que veio a desabar por completo por causa do fogo. O edifício estava abandonado pela União e ficava no Largo do Paissandu, na capital de São Paulo. Era lar de 150 famílias.

Infelizmente, o atual governador do estado, Márcio França (PSB), e parte da imprensa aproveitaram o fato para criminalizar os movimentos sociais e os sem-teto, esquecendo-se da realidade: quem gostaria de morar em um cubículo de 9 m2 como os do edifício? João Dória, ex-prefeito da cidade, disse que o prédio foi “invadido por uma facção criminosa”.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região é solidário com as vítimas do desabamento (ainda é incerto o número de vítimas fatais) e lembra que o País conta com um déficit de 6,3 milhões de moradias e que os governos do PSDB, do PT e do MDB nada fizeram sobre o fato de haver 7,9 milhões de imóveis vagos, sendo que boa parte deles são públicos.

No Brasil, o direito à propriedade privada está vinculado à sua função social. Por isso, enquanto houver imóveis inutilizados, os governos não podem tapar os olhos para tanta gente sem moradia.
A polícia ainda apura se o incêndio foi criminoso ou derivado de descuido.

O presidente Temer visitou o local e, como de hábito em suas aparições públicas, foi amplamente rechaçado pela população, tendo de sair rapidamente.

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Modelo de gestão dos bancos adoece a maioria dos funcionários, aponta pesquisa

18/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Newsletter