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Mercantil gasta entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões com Roberto Carlos em propaganda enquanto funcionários e clientes enfrentam abusos

25/09/2025

Bancos: Mercantil

O Mercantil contratou o cantor Roberto Carlos para estrelar a campanha publicitária do novo cartão consignado premium. Estima-se que o cachê pago ao artista esteja entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões.

Com o slogan “Mercantil, o banco de quem sabe viver”, a campanha voltada ao público com mais de 50 anos apresenta o cartão consignado Mercantil Diamante, que oferece benefícios em saúde, odontologia, bem-estar, pets e tecnologia. A veiculação da propaganda se estende até o fim do ano em TV aberta e fechada, rádio, mídias digitais e outdoors.

“Apostamos na força da imagem do Roberto Carlos para ampliar nossa conexão com o público do banco e ampliar o compromisso de tratar o cliente como um rei. Roberto é o maior ídolo da nossa música popular e carrega uma trajetória de credibilidade e carisma que dialoga diretamente com nossos valores”, explicou Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do banco.

Atualmente, a instituição possui mais de 300 pontos de atendimento e 9,1 milhões de clientes. Além disso, se consolida como a 5ª maior pagadora de benefícios previdenciários do país. De acordo com o último balanço, o banco encerrou o segundo trimestre de 2025 com 3.600 funcionários e estagiários, apenas 15 a mais do que o primeiro trimestre.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a propaganda do Mercantil mostra um mundo cor-de-rosa, com pessoas 50+ sorridentes, saudáveis e realizadas, como se o banco fosse um verdadeiro aliado para esse público, em sua maioria da terceira idade. Mas a realidade das agências está muito distante desse cenário de comercial. O que se vê são filas enormes, idosos cansados esperando atendimento e muitos sendo empurrados para contratos de empréstimo consignado que sequer desejam.

Inclusive, nos últimos dias, o Ministério Público de Minas Gerais emitiu uma recomendação administrativa ao Mercantil para que a instituição cesse imediatamente práticas consideradas abusivas na concessão de crédito a consumidores, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, analfabetos e pessoas com deficiência.

O Sindicato relembra que o banco realizou recentemente diversas demissões por justa causa, após queixas de clientes sobre cobranças de serviços não contratados. Apesar do Mercantil impor uma política de cobrança extrema, com metas abusivas e inatingíveis, os funcionários precisam se atentar a não cair na armadilha do banco. Práticas antiéticas ou até ilegais para alcançar o resultado imposto não são o caminho! Denuncie ao Sindicato: (14) 99868-4934.

 

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