SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Mercantil do Brasil quer retirar portas giratórias e vigilantes das agências

18/10/2022

Bancos: Outros

Respeito à liberdade sindical!

No final de setembro, o movimento sindical se reuniu com a direção do Mercantil do Brasil para tratar sobre a desativação das portas giratórias com detector de metais e a substituição dos vigilantes armados por controladores de acesso.

A medida faz parte do processo de reestruturação dos postos de atendimento (PAs) implementado pelo banco. Na reunião, os representantes dos bancários exigiram que o Mercantil garanta a integridade física de seus funcionários e clientes, mantendo todos os itens de segurança. Foi solicitado que o assunto seja amplamente debatido junto ao Grupo de Trabalho da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), conforme definido no artigo 88 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, após negociações realizadas na Campanha Nacional dos Bancários 2022.

Além disso, foi destacado que os itens de segurança protegem tanto os funcionários, quanto os clientes, que são, em maioria, aposentados e pensionistas do INSS que vão até o banco para sacar o benefício.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o Mercantil visa economizar à custa da vida dos trabalhadores, clientes e usuários do banco. Afinal, sem as portas giratórias e vigilantes, todas as unidades do banco ficarão à disposição de criminosos.

No dia 17, a Câmara Municipal de Bauru colocou na pauta do dia a discussão do Projeto de Lei (n.º 174/22) de autoria conjunta dos vereadores Coronel Meira e José Roberto Segalla, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias disponibilizarem agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos. Até o momento, não há informações se o PL foi aprovado. O Sindicato espera que a proposta seja aceita pelos vereadores, já que a medida aumentará a segurança de todos que trabalham e frequentam as instituições da cidade.

Na foto, diretores do Sindicato durante manifestação em frente a uma das agências do Mercantil de Bauru. A porta giratória da unidade está desligada e não há mais vigilantes fazendo a segurança do local.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter