Os mais de 90 litros de leite arrecadados durante a 1ª Corrida dos Bancários, realizada no dia 12 de outubro, foram destinados à Fundato (Fundação Toledo), que mantém o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Famílias acolhedoras são pessoas da comunidade que oferecem acolhimento temporário em sua própria casa a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por determinação judicial, após situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, até que possam retornar à família de origem ou ser encaminhados para adoção. Em Bauru, o serviço existe desde 2010 e acolhe desde recém-nascidos até adolescentes de 17 anos e 11 meses. Atualmente, há 25 famílias acolhedoras na cidade. Geralmente, os menores ficam aos cuidados delas de seis meses a um ano.
Novas famílias
A Fundato está em busca de novas famílias dispostas a oferecer lar temporário, afeto e cuidado. “Estamos precisando de famílias que possam abraçar essa causa com a gente. O período de afastamento é de muito sofrimento para essas crianças e nada como um lar afetuoso e seguro para poder suprir essa necessidade”, diz Débora Baebe, coordenadora do serviço.
Os requisitos para torna-se família acolhedora são:
- Ser maior de 21 anos, não há restrição quanto ao sexo ou estado civil;
- Haver diferença mínima de 16 anos entre a criança ou o adolescente acolhido;
- Não ter interesse em adoção;
- Não estar respondendo a inquérito policial ou envolvido em processo judicial;
- Todos os membros da família devem concordar em participar do projeto;
- Residir no município de Bauru;
- Não apresentar problemas psiquiátricos e ou dependência psicoativa;
- Ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do programa.
Interessados devem entrar em contato através do telefone: (14) 99647-2670. Doações de roupas (em especial tamanho RN), fraldas, itens de higiene pessoal e brinquedos também são bem-vindas e podem ser entregues no endereço: rua Ignacio Alexandre Nasralla, 04-21, Jardim Amália, Bauru. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O Sindicato agradece a todos participantes da corrida que colaboraram com as doações de leite e reforça o compromisso da entidade com ações solidárias em prol da comunidade.


Um dos ambientes da Fundato, onde as crianças recebem a visita dos familiares

