SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Juíza de Brasília declara ilegal caixas ‘por minuto’

01/02/2019

Bancos: Caixa Econômica Federal

A juíza Natalia Queiroz Cabral Rodrigues, da 22ª Vara do Trabalho de Brasília, declarou ilegal a designação “por minuto” para o exercício da função de caixa – uma invenção da Caixa Econômica Federal instituída a partir da versão 033 do normativo RH 184, em vigor desde 1º de julho de 2016.

A sentença da juíza responde a uma ação civil pública ajuizada em 2017 pela Federação dos Bancários de SP e MS. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, no entanto, também tem ajuizada uma ação como essa.

Para a juíza Natalia Queiroz Cabral Rodrigues, “o banco deve manter quadro de empregados compatível com a necessidade do trabalho e não precarizar o trabalho daqueles que atuam em outras frentes e podem, a qualquer minuto, serem deslocados para atuar no caixa”. E mais: “a prática rotineira de indicar bancários para atuar nos caixas, provisoriamente, é nefasta, prejudicial ao trabalhador e à sociedade”.

Ainda segundo a magistrada, o denominado “caixa minuto” integra um “projeto que precariza as relações de trabalho, pois permite que ao invés de pagar a gratificação de caixa por mês ou no mínimo por dia (no caso de substituição), a empresa faça o pagamento apenas do tempo dispendido pelo trabalhador para fazer uma autenticação ou descontar um cheque, por exemplo”.

Notícias Relacionadas

Após onda de fechamentos, Caixa afirma que não fechará mais unidades em 2026

Caixa Econômica Federal 09/02/2026

Justiça afasta função de confiança de tesoureiro da Caixa e garante horas extras

Caixa Econômica Federal 02/02/2026

Vitória judicial foi obtida através do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região

Justiça concede liminar ao Sindicato e obriga Caixa a retirar bobinas térmicas com bisfenol

Caixa Econômica Federal 02/02/2026

Newsletter