O Itaú demitiu 80 funcionários após constatar fraudes no uso do plano de saúde. De acordo com o banco, esses funcionários teriam usado a solicitação de reembolso de consultas e procedimentos de maneira fraudulenta, ferindo o código de ética da instituição.
Após o ocorrido, o Itaú enviou comunicado para todos os bancários da instituição com orientações sobre como evitar fraudes e golpes relacionados com a utilização do plano de saúde: não compartilhar login e senha dos canais digitais do plano de saúde, uma vez que estes dados são confidenciais e o compartilhamento dos mesmos configura prática irregular; e não aceitar qualquer alteração da finalidade real de tratamentos, exames e procedimentos, especialmente em relação a procedimentos estéticos, que não são cobertos pelo plano de saúde.
Fiscalização
Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras, em outubro de 2022 foi criado uma gerência para aumentar a fiscalização na utilização dos planos. Na época, a entidade também apresentou ao Ministério Público de São Paulo uma notícia-crime sobre uma rede de empresas de fachada criada com o intuito de fazer pedidos de reembolsos fraudulentos em larga escala contra operadoras, que somaram cerca de R$ 40 milhões.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região orienta todos os bancários do Itaú a seguirem rigorosamente as regras de utilização do plano de saúde. “Obter para si, ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”, é CRIME!