SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Itaú anuncia abertura de Programa de Desligamento Voluntário (PDV)

22/02/2022

Bancos: Itaú

O Itaú anunciou no dia 17 a abertura de Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Os detalhes das regras de elegibilidade e o que será oferecido aos trabalhadores que aderirem ao programa serão revelados em março.

De acordo com informações obtidas preliminarmente pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, os empregados do Itaú que poderão aderir ao PDV são aqueles com idade mínima de 60 anos completos até 31 de dezembro de 2022; os afastados por motivo de saúde por mais de 30 dias até 31 de janeiro de 2022; estáveis decorrentes de retorno de licenças (B91 ou B31); os lotados na Gerência de Recursos Especiais; e aqueles que possuem cargos em extinção.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o Itaú tem poucos funcionários em comparação a outros bancos e esse PDV irá aprofundar ainda mais a problemática falta de funcionários nas unidades.

Reunião

No dia 16, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com o banco para cobrar soluções para as reivindicações apresentadas no último ano, como mudanças no programa de remuneração variável, GERA; o alto índice de demissões, inclusive entre pessoas com deficiência (PCDs); banco de horas negativas; aumento de casos de Covid-19; aumento do assédio moral e fechamento de agências.

Sobre o GERA, a Comissão destacou ao Itaú que as alterações feitas no programa para 2022 tem gerado diversas reclamações dos trabalhadores. Por conta do aumento da pressão e da dificuldade em alcançar as metas estipuladas, eles estão recebendo menos do que o esperado.

Banco de horas negativas

O acordo do modelo de compensação do banco de horas negativas garantiu aos bancários que foram afastados ou que estavam em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus, um período de 18 meses, a partir do mês de março, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. No entanto, o prazo final para compensação é em agosto e muitos trabalhadores não estão conseguindo cumprir o acordo, por isso a COE destacou a necessidade de iniciar a negociação para a ampliação do prazo.

Agências fechadas

O balanço divulgado pelo Itaú na semana retrasada mostrou que o banco fechou apenas 15 agências. Contudo, pelo levantamento dos sindicatos de bancários de todos o Brasil, este número é, no mínimo, o triplo. Em resposta a esse desencontro de informações, o banco afirmou que irá estudar o caso e dará um retorno ao movimento sindical.

 

 

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

Itaú 21/03/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Newsletter