SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

HOJE (9): Sindicato realiza assembleia para deliberar apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena Araribá

09/06/2023

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza nesta sexta-feira (9), a partir das 17h30, assembleia para discussão e deliberação de apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena de Araribá, localizada em Avaí.

A ajuda será destinada a viagem e estadia dos integrantes da Araribá, que foram à Brasília para protestar contra o marco temporal de terras indígenas. Na quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da tese. No entanto, após um pedido de vista do ministro André Mendonça, o julgamento foi novamente interrompido e ficará suspenso por mais 90 dias até que o ministro devolva o processo à pauta.

O marco, entre outras determinações, delimita a demarcação de terras indígenas somente para comunidades que comprovadamente já habitavam o território quando a atual Constituição Federal brasileira foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.

A rejeição do marco é defendida por diversas comunidades indígenas, ambientalistas e entidades – inclusive, pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região. A tese desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas. Além disso, dificulta o processo demarcatório e libera a exploração econômica dos territórios.

Participe da assembleia!

(Foto: Em 2021, três integrantes da Terra Indígena de Araribá participaram do “Sem Tarifa”, programa do Sindicato veiculado pelo YouTube. Assista aqui)

Notícias Relacionadas

1ª CORRIDA DOS BANCÁRIOS: Inscrições se encerram na sexta-feira (3). Aproveite!

01/10/2025

Campeonato de Futsal do Sindicato tem início neste sábado, dia 4!

01/10/2025

Jogos serão na quadra do Sindicato, aos sábados. Final será em dezembro! Contamos com a sua torcida!

Vitória! Bradesco é condenado a retomar segurança em suas unidades

Bradesco 01/10/2025

2ª Vara do Trabalho de Bauru obriga banco a instalar portas giratórias e ter pelo menos um vigilante nos PAs e nas UNs

Newsletter