SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Gratificação dos caixas: BB se compromete a não implementar mudança antes de negociação; Veja demais pontos discutidos

10/07/2024

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

O Banco do Brasil se comprometeu a não implementar nenhuma mudança em relação ao pagamento de gratificação aos caixas, sem antes discutir o assunto em mesa de negociação da Campanha Salarial da categoria.

A próxima reunião do movimento sindical com o BB acontece nesta sexta-feira (12). Serão discutidas as cláusulas sociais/ igualdade de oportunidades do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Veja abaixo o calendário de negociações para este mês de julho.

  • 12/07 – Cláusulas sociais/ Igualdade de oportunidades (Tarde)
  • 16/07 – Emprego (Manhã)
  • 19/07 – Saúde e condições de trabalho (Tarde)
  • 23/07 – Cláusulas econômicas (Manhã)
  • 30/07 – Cláusulas econômicas (Tarde)

Performa

A revisão do Performa foi pautada durante última negociação com o banco, realizada no dia 3. O movimento sindical destacou que o programa, criado em 2020 durante o governo Bolsonaro, causou estagnação na carreira dos empregados, reduziu salários e direitos, impôs uma remuneração variável sem negociação com os representantes dos trabalhadores, além de institucionalizar a gestão pelo medo.

Inclusive, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região tem uma ação contra a implementação do Performa. Para mais informações sobre o processo, entre em contato: (14) 99868-4631 ou (14) 99867-8667.

Até o momento, o BB se mostrou aberto apenas à revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS).

Terceirização

O movimento sindical também apresentou os impactos negativos da terceirização, como o fechamento de postos de trabalho e de unidades, além da precarização do trabalho e do atendimento aos clientes. Desde 2018, com respaldo da reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017), o banco passou a terceirizar o atendimento ao público, abrindo “lojas ”, onde funcionários terceirizados fazem serviços de bancários, mas sem receber os direitos previstos no ACT da categoria.

Agentes comerciais e de tecnologia

Sobre o concurso que classificou 2.149 candidatos para agentes comerciais e mais 2.150 para agentes de tecnologia, o BB afirmou que todos os agentes comerciais já foram convocados, mas ainda restam pessoas a serem chamadas para as vagas de tecnologia.

O Sindicato segue acompanhando atentamente as negociações com o banco. Fique ligado em nossas redes!

Notícias Relacionadas

Justiça condena BB a devolver cargo comissionado de bancária

Banco do Brasil 18/07/2024

BRAÇOS CRUZADOS! Sindicato realiza protesto e caixas do BB paralisam atividades contra extinção da função

Banco do Brasil 12/07/2024

Caixas do BB paralisam atividades nesta sexta (12), em Bauru e região; Sindicato organiza manifestação na Rui Barbosa. PARTICIPE!

Banco do Brasil 11/07/2024

Newsletter