SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

FNOB defende voto nulo nas eleições da Cassi 2022; confira nota

04/03/2022

Bancos: Banco do Brasil

A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) defende o voto nulo nas eleições da Cassi deste ano. A votação será realizada de 18 a 28 de março.

A decisão pelo voto nulo se deu após a FNOB tentar construir uma chapa com toda oposição, que defendeu o voto NÃO na última reforma estatutária. No entanto, parte dessa oposição decidiu se juntar à Contraf-CUT, o que inviabilizou uma chapa que de fato represente com independência os interesses dos associados da Cassi.

A Contraf-CUT apoiou há alguns anos a alteração do estatuto da Cassi, que aumentou a contribuição dos associados, enquanto a do banco ficou congelada; instituiu a cobrança por dependentes, quebrando o princípio de solidariedade e passou a tratar de forma diferente os dependentes dos ativos e os dependentes dos aposentados.

Além disso, essa chapa também consentiu a fraude do segundo plebiscito para alterar o estatuto. Na época, dois plebiscitos foram realizados. Na primeira votação, funcionários da ativa e aposentados derrotaram a Cassi e o BB, que não desistiram de seu intento e promoveram uma nova votação no fim de novembro de 2019. Nesta, o Banco do Brasil para forçar a aprovação, não computou os votos brancos e nulos.

Na época, os sindicatos dos bancários ligados à FNOB (SEEB BAURU; SEEB MA e SEEB RN) ajuizaram ação contra esse ataque ao estatuto da Cassi e seus associados.

Diante dessas ações contraditórias, a FNOB reafirma: VOTE NULO! Quem vota com o banco e abre mão dos nossos direitos não merece nosso voto de confiança!

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho ordena suspensão imediata do descomissionamento de assessores de unidades estratégicas do BB

Banco do Brasil 22/12/2025

Banco anunciou reestruturação em Brasília e forçou funcionários a ampliar jornada de trabalho de 6 para 8 horas

Deputados vão pressionar o BB a responder pela precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Audiência na Câmara expôs práticas de gestão por medo

FETEC divulga nota de repúdio à direção do BB por ataques aos direitos dos bancários e precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Texto responsabiliza a direção do BB, mas poupa o governo Lula

Newsletter