SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Fiscalização do MTE revela que Itaú usou PDV para forçar demissão de empregados idosos e adoecidos

26/07/2023

Bancos: Itaú

Crédito: Stock/Adobe

Uma operação realizada ao longo de um ano e meio por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que o Itaú teria utilizado um programa de desligamento voluntário (PDV) para estimular e pressionar a demissão de bancários com idade avançada e principalmente, de empregados com problemas de saúde – em alguns casos, relacionados a doenças ocupacionais.

Dos 1.501 funcionários que aderiram ao PDV no ano passado, 85% estavam afastados há pelo menos 30 dias por motivo de doença ou acidente, ou se encontravam em estabilidade provisória após tratamento médico. Somados aos idosos, eles totalizavam 93,9% do público inscrito no programa de demissão.

De acordo com o relatório, trabalhadores com esses perfis e que não aderiram ao PDV foram “assediados” com e-mails e mensagens de SMS para entrar no programa.

Mulheres e negros

O relatório da investigação aponta 18 autos de infração por infrações trabalhistas diversas. Para auditores, a política de contratação do banco levou “à redução da igualdade de oportunidade no trabalho e de tratamento no emprego” para mulheres e negros. Isso prejudicou a ascensão profissional desses grupos, admitidos na empresa em cargos com salários mais baixos.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região denunciou, recentemente, o Itaú ao Ministério Público do Trabalho (MPT) por suas inúmeras práticas irregulares contra os funcionários. Por isso, nada em que foi apontado nessa fiscalização do MTE causa surpresa à entidade.
Infelizmente, etarismo, assédio e discriminação se tornaram comuns na instituição.

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

Itaú 21/03/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Newsletter