SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

DIA DO BANCÁRIO: SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

28/08/2019

Hoje, dia 28 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Bancário.

Há 68 anos, no dia 28 de agosto de 1951, bancários decidiram ir à luta pelos seus direitos e deflagram greve durante uma assembleia no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Um ato corajoso e resistente, já que lutou contra o decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e movimentos sindicais dos trabalhadores.

Seguidos por vários outros sindicatos do País, os bancários enfrentaram forte repressão e após 69 dias de paralisação, os trabalhadores conseguiram reajuste de 31% no salário.

No entanto, após o término das paralisações, os banqueiros se vingaram e demitiram centenas de trabalhadores, com o intuito de punir e repreender os bancários de luta.

Apesar das demissões cruéis, a categoria se fortaleceu e começou uma trajetória de lutas.

A data começou a ser comemorada como o Dia do Bancário já em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários. Em 1957, a Assembleia Legislativa oficializou a data em São Paulo e, em 1959, o Congresso Nacional estendeu a data para todo o País ao aprovar proposta do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região faz parte dessa história, assim como todos os bancários de luta que nos acompanham!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA! VAMOS EM FRENTE! 

Notícias Relacionadas

Chapa Cassi Solidária recebe 17.765 votos

Banco do Brasil 25/03/2026

Vitória! Sandro Brito vence a eleição do Conselho de Administração da Caixa com 56% dos votos

Caixa Econômica Federal 23/03/2026

Candidato teve apoio do Sindicato e recebeu 19.793 votos

ELEIÇÕES FUNCEF: Confira quem o Sindicato apoia para Conselho Fiscal, Deliberativo e Diretoria de Benefícios!

Caixa Econômica Federal 23/03/2026

Newsletter