SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Dia da Mulher: o presente é o respeito!

26/02/2020

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A ideia de uma celebração anual surgiu em uma manifestação em 1909, em Nova York, pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Há anos lutando por direitos iguais e enfrentando o machismo enraizado na sociedade, as mulheres tentam sair da mira cruel da violência contra elas.
No final do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro comemorou que o número de homicídios caiu 20% em 2019 no Brasil e o de estupro 12%, segundo dados do Ministério da Justiça. No entanto, os feminicídios, que são os homicídios praticados contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher, dispararam. Em São Paulo, até agosto de 2019, houve um aumento de 44%. A cada quatro horas, uma mulher é morta por um homem.

O Brasil é o quinto país com mais feminicídios do mundo e esse número pode aumentar, já que a maioria dos estupros de mulheres seguidos de morte também devem ser considerados feminicídios.

Com Bolsonaro na presidência do País, o machismo está em ascensão. Suas agressões verbais à jornalistas (veja ao lado) e suas falas desprezando e objetificando as mulheres alimentam o discurso e as ações de ódio e desprezo contra elas.

Para piorar, Bolsonaro tem sua política de flexibilização da posse de armas de fogo, o que facilita ainda mais esses crimes. Perverso!

Diferença salarial
No ano passado, as bancárias receberam em média 17,8% menos que os homens no Brasil. Enquanto eles foram contratados com salário médio de R$ 5.346,85, elas foram admitidas recebendo apenas R$ 4.428,48. No momento da demissão, a diferença salarial é ainda maior, chegando a 21%.

“Essa desigualdade é inaceitável! Mesmo as mulheres tendo maior formação do que os homens, elas são preteridas em cargos superiores”, afirma Priscila Rodrigues, diretora do Sindicato.

Notícias Relacionadas

Por falta de ar-condicionado, Sindicato fecha agência da CEF no Jardim Redentor em Bauru

24/04/2024

SindBar deste mês terá show com “Gutto Vianni e Cristiano”

24/04/2024

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

23/04/2024

Newsletter