SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Dia da Mulher: o presente é o respeito!

26/02/2020

Compartilhe:

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A ideia de uma celebração anual surgiu em uma manifestação em 1909, em Nova York, pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Há anos lutando por direitos iguais e enfrentando o machismo enraizado na sociedade, as mulheres tentam sair da mira cruel da violência contra elas.
No final do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro comemorou que o número de homicídios caiu 20% em 2019 no Brasil e o de estupro 12%, segundo dados do Ministério da Justiça. No entanto, os feminicídios, que são os homicídios praticados contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher, dispararam. Em São Paulo, até agosto de 2019, houve um aumento de 44%. A cada quatro horas, uma mulher é morta por um homem.

O Brasil é o quinto país com mais feminicídios do mundo e esse número pode aumentar, já que a maioria dos estupros de mulheres seguidos de morte também devem ser considerados feminicídios.

Com Bolsonaro na presidência do País, o machismo está em ascensão. Suas agressões verbais à jornalistas (veja ao lado) e suas falas desprezando e objetificando as mulheres alimentam o discurso e as ações de ódio e desprezo contra elas.

Para piorar, Bolsonaro tem sua política de flexibilização da posse de armas de fogo, o que facilita ainda mais esses crimes. Perverso!

Diferença salarial
No ano passado, as bancárias receberam em média 17,8% menos que os homens no Brasil. Enquanto eles foram contratados com salário médio de R$ 5.346,85, elas foram admitidas recebendo apenas R$ 4.428,48. No momento da demissão, a diferença salarial é ainda maior, chegando a 21%.

“Essa desigualdade é inaceitável! Mesmo as mulheres tendo maior formação do que os homens, elas são preteridas em cargos superiores”, afirma Priscila Rodrigues, diretora do Sindicato.

Notícias Relacionadas

TST decide que banco não pode retaliar funcionários que impetraram reclamações trabalhistas

08/02/2023

Volume de transações bancárias por meio de cheques segue praticamente estável em 2022

08/02/2023

Entidade de Piraju também recebe doação de cestas básicas do Sindicato

07/02/2023

Newsletter