SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Decreto de Temer cria ‘Força de Inteligência’

29/10/2018

A grande imprensa noticiou o fato de forma discreta, mas nas redes sociais houve muitos protestos contra o Decreto Nº 9.527/2018, assinado pelo presidente Michel Temer a dois meses e meio do fim do governo. A preocupação é mais do que justa, pois o objetivo do decreto é aprofundar a criminalização e a repressão aos movimentos sociais.

Publicado no Diário Oficial da União no último dia 16, o decreto cria uma Força-Tarefa de Inteligência “para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil com as competências de analisar e compartilhar dados e de produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições”.

Será o Poder Executivo, a partir do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que coordenará a Força-Tarefa de Inteligência, cuja composição integra a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério da Segurança Pública, entre outras instituições que serão parte dos 11 representantes titulares do novo órgão.

O maior problema do decreto é que ele não define o que será considerado crime organizado, apenas diz: “organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições”. Ou seja: tudo o que for contra o governo poderá ser enquadrado como “organização criminosa”.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, Temer está fazendo o “trabalho sujo” para quem ele acredita ser o próximo presidente – Bolsonaro –, criando instrumentos de repressão, segurando cargos para aliados nas estatais (na CEF, por exemplo) e articulando para realizar a reforma da Previdência ainda este ano.

“A crise econômica vai continuar e essa medida é preventiva para reprimir insatisfeitos”, afirma Priscila Rodrigues, diretora da entidade.

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho ordena suspensão imediata do descomissionamento de assessores de unidades estratégicas do BB

Banco do Brasil 22/12/2025

Banco anunciou reestruturação em Brasília e forçou funcionários a ampliar jornada de trabalho de 6 para 8 horas

Saúde Caixa: Sindicato faz aditamento em ação do RN que impede a suspensão do plano

Caixa Econômica Federal 19/12/2025

Acordo não foi assinado no dia 11. Vamos seguir resistindo!

Bicuda United vence Campeonato 2025 e se torna bicampeão!

18/12/2025

Newsletter