SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Corregedoria da Caixa conclui apurações sobre casos de assédio de Guimarães; Vice-presidente renuncia

19/10/2022

Bancos: Caixa Econômica Federal

Foto: Youtube da Caixa/Coletiva

A Corregedoria da Caixa Econômica Federal concluiu as apurações internas sobre os casos de assédio sexual e moral envolvendo o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães.

O documento, assinado pelo corregedor Leonardo Grobba e equipe, conta com mais de 500 páginas e inclui dezenas de depoimentos e outros documentos que confirmam as suspeitas de que Guimarães praticava assédio moral e sexual contra funcionários do banco. O resultado final das investigações foi apresentado aos integrantes do Conselho de Administração da Caixa, na segunda-feira (17).

De acordo com o site Metrópoles, recentemente chegaram a investigadores do Ministério Público relatos de que o corregedor tem sofrido pressão de pessoas ligadas à antiga cúpula da Caixa, “por ter corroborado as denúncias de assédio”. O portal também afirma que há uma outra apuração, conduzida por um escritório de advocacia privado contratado pelo banco. Não há informações se essa investigação foi apresentada aos conselheiros do banco, juntamente com o resultado da Corregedoria.

Renúncia de vice-presidente de tecnologia

Ainda na segunda-feira, a Caixa divulgou um comunicado ao mercado, informando que acatou a renúncia do vice-presidente de Tecnologia e Digital do banco, Claudio Salituro.

Segundo apuração da TV Globo, a decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Administração da Caixa que analisou o relatório da Corregedoria sobre as denúncias contra Pedro Guimarães.

Em julho, o blog do jornalista Ricardo Noblat no site Metrópoles publicou vídeos em que Claudio Salituro aparece filmando e xingando servidores do banco. Na época, a Caixa afirmou que o material seria apurado pela instituição e por uma auditoria privada.

Desde o início das denúncias sobre os casos de assédio moral e sexual, Salituro é o quarto vice do banco a cair. A Caixa tem 12 vice-presidências.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que Pedro Guimarães e aliados, que tiveram a mesma postura do ex-presidente ou que encobriram os casos, sejam finalmente punidos. Justiça às vítimas!

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter