SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Congresso recém-eleito será mais conservador

19/10/2018

Compartilhe:

A renovação do Congresso foi a marca desta eleição: 54% de novos parlamentares na Câmara dos Deputados e 85% de novos senadores. Se por um lado se pode comemorar o pequeno aumento no número de mulheres e de minorias (uma indígena, um senador assumidamente homossexual, uma deficiente visual), por outro, o Congresso será o mais conservador desde a redemocratização.

Estima-se que o grupo da chamada “bancada BBB” (forças policiais/militares, ruralistas e evangélicos), somado à ascensão do PSL (com um programa claramente neoliberal), chegue a mais de 300 deputados.
Chama atenção, ainda, o fato de que 48,85% dos deputados e senadores eleitos são milionários. O mais rico deles declarou patrimônio de R$ 240 milhões. Será que esses milionários legislarão para os trabalhadores?

O aumento no número de militares na Câmara também cresceu, saltando de 10 para 22 eleitos. Em números gerais (que incluem os deputados estaduais), foram 72 militares eleitos.

Por fim, foram eleitos 24 investigados, cinco réus e seis denunciados pela operação Lava Jato.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, será preciso intensificar a organização dos trabalhadores para evitar perda de direitos trabalhistas e a regressão dos direitos sociais.

Notícias Relacionadas

“BB + leve”: Banco avança com transformação de agências em lojas e coloca em risco vida de bancários e clientes

Banco do Brasil 24/06/2022

SEXTOU: ARRAIÁ DO SINDBAR É HOJE! ESPERAMOS VOCÊS!

24/06/2022

VOTE “NÃO” na consulta pública sobre retirada de patrocinador dos fundos de pensão

24/06/2022

Newsletter