SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa segue na mira da privatização

10/11/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Neste mês de novembro, a Caixa Econômica Federal alcançou a marca de 105 milhões de poupanças digitais. Em outubro, no entanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou que pretende abrir o capital do braço digital do banco.

O “banco digital” da Caixa ainda não existe como estrutura independente, mas sua criação e posterior privatização, como pretende Guedes, representariam o fatiamento do banco e sua consequente privatização.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a manutenção da CEF como banco público é imprescindível para o desenvolvimento do país.

A Poupança Social Digital é gratuita e não possui tarifa de manutenção. É acessada por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite ao beneficiário fazer transferências, pagar contas ou realizar compras.

É por essa poupança digital que têm sido efetuados os pagamentos dos auxílios Emergencial e Emergencial Extensão, do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) e do Saque Emergencial do FGTS.

De acordo com a Caixa, desde 9 de abril já foram realizados 386,7 milhões de pagamentos para 67,8 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial, totalizando R$ 242,6 bilhões creditados, incluindo o Auxílio Emergencial Extensão. A estimativa é que serão pagos R$ 340 bilhões em benefícios pelas contas digitais em 2020.

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter