SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa recusa proposta de distribuição linear de um delta para os empregados e insiste em GDP

05/12/2022

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal recusou a proposta, apresentada por representantes dos empregados, de que seja distribuído um delta linearmente para todos que cumpram os critérios definidos e que apenas o segundo seja distribuído de acordo com a Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP).

O banco apresentou uma contraproposta para que o pagamento dos deltas da promoção por mérito, referentes ao Plano de Cargos e Salários (PCS), seja feito considerando apenas o programa GDP.

Impedimentos

Ao todo, 7.334 trabalhadores não receberam nenhum delta por terem algum dos impedimentos definidos nas regras de promoção por mérito.

Os impedimentos para a participação são: ter menos 180 dias de efetivo exercício em 2021; ter duas ou mais faltas não justificadas em 2021; ter registro de suspensão em 2021; ter recebido censura ética em 2021; ter recebido a penalidade de advertência em 2021 (já tendo recebido outra nos últimos cinco anos); estar na última referência do PCS de vinculação; estar com o contrato de trabalho suspenso no mês de pagamento da promoção; estar com o contrato de trabalho extinto.

Contemplados

Já 78.699 empregados receberam a promoção, 68.433 receberam um delta e 10.266, dois deltas. Entre os que receberam o segundo delta, 991 são da matriz, 3.460 das filiais e 5.815 da rede de agências.

Uma nova reunião de negociação sobre o tema ainda não foi agendada pelo banco e pelo movimento sindical.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a Caixa está fugindo da discussão sobre os critérios utilizados para a avaliação que, inclusive, apresenta enormes disparidades. A entidade defende a extinção da GDP, uma vez que ela estimula uma competição desnecessária entre os bancários e aumenta a pressão no trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter