O Bradesco tem descontado em duplicidade as parcelas mensais dos empréstimos consignados, adquiridos pelos servidores públicos municipais de Bauru. O desconto já é efetuado, habitualmente, nos holerites através da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Funprev), mas o banco também tem debitado o valor em conta corrente.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm), o caso já foi levado ao Ministério Público. Há informações de que o Bradesco estaria debitando as parcelas em razão da Funprev não estar repassando os valores ao banco. Contudo, de acordo com a Funprev, o repasse dos servidores aposentados está sendo realizado ” em fiel cumprimento às cláusulas do convênio”.
A atual legislação do empréstimo consignado permite o comprometimento de até 35% dos salários dos servidores. Ou seja, o desconto em duplicidade pode comprometer até 70% da renda dos trabalhadores.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região se solidariza com os servidores que estão enfrentando essa situação inadmissível. Uma investigação sobre o caso precisa ser instaurada, os descontos ilegais devem cessar imediatamente e todos que foram prejudicados devem ser ressarcidos!