SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB vai dispensar mais de 5,5 mil funcionários

08/02/2021

Bancos: Banco do Brasil

O Banco do Brasil comunicou ao mercado nesta segunda-feira (08/02) que “após finalizadas as etapas de manifestação voluntária de interesse por desligamento incentivado no âmbito do Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e do Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), foram validados os desligamentos de 5.533 funcionários”

Sim, o BB alcançou sua meta, que era demitir cerca de 5 mil trabalhadores.

De acordo com o blog do jornalista Vicente Nunes, abrigado no site do Correio Braziliense, “do total das adesões, 74% se desligaram para se aposentar” e “outros 5% podem se aposentar em até três anos”.

“Nesses casos, o Banco do Brasil incluiu nas verbas rescisórias o valor referente ao pagamento das contribuições patronais para a Cassi, que administra os planos de saúde do BB, e para a Previ, o fundo de pensão dos empregados da instituição”, informou o jornalista. Há funcionário que vai receber indenização de R$ 450 mil.

Fechamento de locais de trabalho

Conforme já noticiou o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, agora o BB deve se voltar para o fechamento de locais de trabalho. A ideia é fechar 112 agências, 242 postos de atendimento e 7 escritórios.

O banco pretendia dar início a essa etapa da reestruturação já neste mês de fevereiro, concluindo-a até junho. No entanto, o Sindicato dos Bancários do Maranhão obteve uma liminar que impede o fechamento de qualquer unidade do BB em todo o território nacional “enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento da pandemia”.

Luta contra a reestruturação

Os funcionários precisam se unir para barrar essa e as etapas seguintes da reestruturação, que incluem até mesmo a extinção da função de caixa.

Como parte desse esforço, o Sindicato realiza às 18 horas desta segunda-feira (8) uma assembleia para decretar estado de greve no BB.

Uma primeira paralisação aconteceu no último dia 29 e a segunda paralisação será neste dia 10, quarta-feira. Todos à luta!

Notícias Relacionadas

BB propõe elevar salário da presidência a R$ 117 mil por mês para suprir “defasagem”

Banco do Brasil 26/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Newsletter