SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB se compromete a não descomissionar por desempenho durante a pandemia

Banco também vai abonar 10% das horas negativas e os dias 7, 8 e 9 de abril

17/06/2020

Bancos: Banco do Brasil

Por meio de negociação com representantes do movimento sindical, o Banco do Brasil assumiu compromissos que farão parte de um acordo coletivo aditivo a ser assinado em breve, depois de ser submetido a assembleias.

Os destaques desse aditivo, específico sobre questões relacionadas à pandemia, são: o abono dos dias 7, 8 e 9 de abril, o desconto de 10% do total de horas negativas e a suspensão dos descomissionamentos por desempenho até o fim do estado de calamidade pública.

Outros dois pontos a serem destacados: os funcionários ainda terão direito a 15 dias de férias em aquisição e aqueles que tiveram suas férias zeradas compulsoriamente poderão, depois da pandemia, usufruir de até uma semana de folga combinada com seu gestor — unindo abonos, folgas, horas positivas do banco de horas e licença-prêmio.

O BB também refirmou o compromisso de padronizar todos os protocolos de sanitização das unidades.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, as medidas ajudam a mitigar algumas das perdas ocasionadas pela pandemia, mas deveriam incluir a discussão sobre as cobranças de metas. A direção do BB segue implacável na pressão sobre os funcionários, fazendo parecer que não se importam com a queda brutal da renda dos brasileiros decorrente do aumento do desemprego.

Além disso, o Sindicato também considera um erro o banco querer obrigar os funcionários a cumprir 90% das horas negativas, pois eles não estão deixando de trabalhar por escolha própria, mas porque o banco não tem capacidade tecnológica para fazer com que eles trabalhem de suas casas, preservando-se da covid-19.

Notícias Relacionadas

BB recua após pressão sindical e libera substituições temporárias em novembro

Banco do Brasil 30/10/2025

BB veta substituição temporária e penaliza funcionários em nome da “racionalização das despesas”

Banco do Brasil 22/10/2025

Sindicato obtém vitória e BB é condenado ao pagamento da 7ª e 8ª horas aos gerentes de módulo e de serviços

Banco do Brasil 20/10/2025

Decisão da 3ª Câmara do TRT reforma sentença de primeira instância

Newsletter