SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB começa a transferir excedentes dia 8; liminar do Sindicato impede transferências que resultem em mudança de domicílio

03/03/2021

Bancos: Banco do Brasil

Ilustração: Fandijki/Dreamstime.com

Nesta quarta-feira (3), os funcionários do Banco do Brasil que estão “em excesso” em algumas unidades receberam um e-mail pedindo que indiquem cidades para as quais estão dispostos a ser transferidos. Os trabalhadores têm até sexta-feira (5) para fazer isso, sendo que o BB dará início às remoções, “em caráter definitivo”, a partir do dia 8, segunda-feira.

Com a faca no pescoço, muitos funcionários estão contatando o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região em busca de orientação.

Em primeiro lugar, a entidade destaca que tem uma liminar impedindo o BB de realizar transferências que resultem em mudança de domicílio. Além disso, o Sindicato tem marcada para o dia 17 uma audiência para tratar desse assunto das transferências.

Assim, a entidade orienta os funcionários a não se sentirem coagidos pelo banco, e a só se inscreverem no Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR) se essa realmente for a sua vontade.

Mesmo que o BB consiga cassar a liminar no dia 17, o Sindicato deverá levar a discussão para a Justiça na forma de ações individuais. Portanto, os funcionários não devem aceitar a pressão do banco.

O Departamento Jurídico da entidade fica à disposição dos trabalhadores que venham a ter qualquer problema.

E-mail

Leia abaixo parte do e-mail enviado pelo “GT Reorganização Institucional” a um dos funcionários ameaçados de remoção (a pontuação e a dependência do trabalhador foram devidamente ocultadas):

Buscando utilizar critério objetivo e imparcial, os funcionários que ocupam o cargo de escriturário (ou cargos equivalentes provenientes de Bancos incorporados) a serem movimentados no interesse do serviço serão os que obtiverem menor pontuação conforme critérios do Sistema Automático de Concorrência à Remoção – SACR, disponíveis na IN 368. Em simulação realizada em 02/03/2021, sua pontuação no SACR é XX.XX, sendo a menor pontuação entre os funcionários do segmento de escriturário na dependência XXXX.

No entanto, visando ofertar-lhe mais uma possibilidade de movimentação voluntária antes do início das remoções no interesse do serviço, informamos que o Banco realizará mais uma rodada de remoção pelo SACR.

As oportunidade do SACR estarão disponíveis para inscrição no período de 03/03 a 05/03 e você poderá efetuar a sua inscrição conforme suas preferências e de acordo com as oportunidades disponíveis.

A partir de 08/03 o Banco dará início às remoções, em caráter definitivo, no interesse do serviço. Caso não ocorram sua inscrição e movimentação, no prazo estabelecido, sua remoção poderá ser realizada no interesse do Banco.

Notícias Relacionadas

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Começou a eleição para os conselhos do Economus! Sindicato apoia Elias Maalouf

Banco do Brasil 08/04/2024

Chapas apoiadas pelo Sindicato de Bauru e Região conquistam 23,4% dos votos em eleições da Cassi

Banco do Brasil 27/03/2024

Newsletter