SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB afirma que irá deliberar sobre a tabela PIP ainda neste mês

18/10/2023

Bancos: Banco do Brasil

O Banco do Brasil afirmou, durante reunião realizada no dia 10 com representantes dos trabalhadores, que irá deliberar sobre a implementação de novo critério da Pontuação Individual do Participante (PIP) ainda neste mês de outubro. A PIP é um sistema de cálculos usado na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

Ainda segundo a instituição, depois dessa fase, o novo critério passará para avaliação no Conselho Administrativo, na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e nas instâncias internas da Previ. Antes de ser implementada, a mudança da tabela será submetida à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país.

A revisão da tabela de pontuação foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do BB. A medida impacta na contribuição adicional, conhecida como 2B, que pode variar de 1% a 10% do salário de participação dos associados do Previ Futuro, com o BB contribuindo com o mesmo percentual que o participante.

Histórico

Há anos os trabalhadores do BB reivindicam a revisão da tabela PIP. Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Com isso, apenas executivos com altos salários conseguiram obter 10% na parte 2B.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que o banco aceite a implementação do novo critério e agilize o processo, afinal, dezenas de associados da Previ aguardam pela oportunidade de realizar contribuições adicionais superiores, aumentando a aposentadoria no futuro.

 

Notícias Relacionadas

BB anuncia novas medidas emergenciais para funcionários do RS

Banco do Brasil 22/05/2024

TST concede liminar determinando que BB permita o ingresso de aposentados oriundos do BNC na CASSI; Sindicato vai ajuizar execuções individuais

Banco do Brasil 17/05/2024

Sindicato vai à Justiça cobrar do BB reintegração de bancário autista, demitido durante estágio probatório

Banco do Brasil 15/05/2024

Newsletter