SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB afirma que apenas funcionários da área de TI são liberados para exercer 100% das atividades em home office

23/11/2022

Bancos: Banco do Brasil

Crédito: Pixabay

O Banco do Brasil afirmou que apenas os funcionários da área de tecnologia da informação (TI) são liberados para exercer 100% das atividades em home office. A declaração foi dada durante a primeira mesa de negociação sobre Teletrabalho entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e o banco.

Atualmente, 17.509 funcionários tem permissão para o home office, no entanto, somente 9.849 estão exercendo essa modalidade, sendo que a grande maioria em apenas dois dias por semana, ou seja, menos de 50% dos dias úteis. Nesta condição, o grupo não tem direito de receber a ajuda de custo conquistada no novo Acordo Coletivo de Trabalho.

De acordo com o banco, a decisão de permitir que apenas funcionários de TI sejam liberados para exercer home office integralmente, visa o interesse em “reter talentos”. Questionado porque trabalhadores que sofrem com alguma comorbidade não estão conseguindo acessar esse direito, o Banco do Brasil alegou que “o TRI [trabalho remoto institucional] não tem como objetivo cuidar da saúde”.

Durante a reunião, um dos representantes dos trabalhadores apresentou o caso de uma funcionária com deficiência que está com a cadeira de rodas elétrica quebrada e, há quatro semanas, solicita permissão para exercer trabalho remoto.

Sem orientação geral

O banco também disse estar ciente das leis 14.442/2022 e 14.457/2022, que concedem o direito de home office para pais, mães e tutores com crianças de até 4 anos e de até 6 anos ou com deficiência (independentemente da idade). Contudo, explicou que não há uma orientação geral para tal liberação, sendo assim, o trabalho remoto depende ‘de cada unidade estratégica’.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, é um absurdo que o Banco do Brasil não libere o home office aos trabalhadores aptos a exercer a modalidade, principalmente, a aqueles que tem comorbidades. A afirmação de que o trabalho remoto não tem como objetivo cuidar da saúde do trabalhador é irresponsável e demonstra o desinteresse e desrespeito do BB com a qualidade de vida dos funcionários.

Diversos municípios do Brasil já estão reforçando à população a necessidade da volta do uso de máscaras de proteção facial e demais medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus da Covid-19. A medida tem relação com o crescimento de casos nas últimas semanas, que pode ser explicado pela circulação de ao menos quatro subvariantes da ômicron no país.

Notícias Relacionadas

Chapas apoiadas pelo Sindicato de Bauru e Região conquistam 23,4% dos votos em eleições da Cassi

Banco do Brasil 27/03/2024

Hoje (segunda, 25 de março) é o último dia para votar na eleição da Cassi

Banco do Brasil 25/03/2024

CADÊ O AR-CONDICIONADO, GECOR? BB faz gambiarra e expõe trabalhadores a ambiente precário

Banco do Brasil 22/03/2024

Newsletter