SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancários descomissionados e transferidos na gestão de Pedro Guimarães terão direito a concorrer a funções gratificadas e cargos estatutários

02/02/2024

Bancos: Caixa Econômica Federal

Sindicato protestou contra abusos de Guimarães

Compartilhe:

A Caixa Econômica Federal assinou, no dia 23 de janeiro, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT/DF) para assegurar que todos os trabalhadores descomissionados e transferidos para agências possam participar dos Processos Seletivos Internos (PSI) e concorrer a funções gratificadas e cargos estatutários nas mesmas condições dos demais empregados.

A medida é em resposta a uma demanda do movimento sindical para que o banco repare a injustiça feita pela gestão Pedro Guimarães contra os empregados da CEF que ocupavam cargos estratégicos em governos anteriores. Eles foram descomissionados e transferidos para agências. A ação foi vista pelos representantes dos trabalhadores como perseguição.

Obrigações

De acordo com a cláusula 1ª do TAC, a Caixa deverá garantir tratamento igualitário a todos empregados que manifestem interesse em participar das sistemáticas de seleção institucionalizadas (exemplo: PSI tradicional, banco de sucessores, Experiência e Oportunidade Caixa), permitindo que todos os empregados tenham contabilizado a experiência anterior em funções gratificadas no período de referência dos últimos 10 anos. Sendo que na metodologia de seleção institucional denominada SCORE o período a ser considerado será de 5 anos. A cláusula terá vigência de 2 anos, contados a partir da implementação.

O banco também se comprometeu a manter o Programa Reposicionamento Caixa, que tem como objetivo acolher, orientar e prestar atendimento aos empregados que buscam redirecionamento em sua trajetória profissional. Além disso, também assumiu o compromisso de ter instrumentos de prevenção a “quaisquer formas de discriminação, nos termos da lei e das normas internas”.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá acompanhar de perto a implementação do que foi acordado. Caso a Caixa descumpra algum dos compromissos firmados no TAC, denunciará imediatamente ao MPT.

Justiça para todos que foram lesados pela gestão assediadora de Pedro Guimarães!

Notícias Relacionadas

SEM SEGURANÇA, NÃO DÁ! Sindicato retarda abertura da CEF Redentor

Caixa Econômica Federal 09/10/2024

Elevador da CEF Getúlio quebra e clientes têm de subir escadas

Caixa Econômica Federal 07/10/2024

Mais de 100 beneficiários do Saúde Caixa que utilizam a Unimed têm plano excluído

Caixa Econômica Federal 04/10/2024

Newsletter