SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Aposentadoria integral já está mais difícil

04/01/2019

Compartilhe:

Desde o dia 31 de dezembro de 2018 o trabalhador tem uma dificuldade a mais para se aposentar integralmente: o cálculo 85/95 foi substituído pelo 86/96 o que, na prática, resulta de imediato em mais seis meses de contribuição.

O período obrigatório de contribuição para se aposentar sem idade mínima continua sendo de 30 anos, para as mulheres, e de 35 anos, para os homens.

A reforma previdenciária que resultou na criação do cálculo 85/95 foi obra do governo Dilma e segundo um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) dificultou o acesso à aposentadoria para os trabalhadores com menor renda.

O novo presidente, Bolsonaro, pretende realizar uma nova reforma ainda mais prejudicial aos trabalhadores, aumentando a idade mínima para a aposentadoria. Triste!

Notícias Relacionadas

Financiários vão receber reajuste salarial de 5,52%, retroativo a 1º de junho

Caixa Econômica Federal 16/06/2025

Assembleia aprova apoio político e financeiro à Chapa 2 do Piauí

16/06/2025

Horas negativas da pandemia: BB vai descontar débito de horas na folha de julho

Banco do Brasil 16/06/2025

Newsletter