SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Ação de ‘quebra de caixa’ volta ao TRT-15

16/03/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

No dia 4, Alexandre Morales, diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, e Ricardo Carneiro, advogado da LBS (escritório responsável por acompanhar os processos do Sindicato em segunda e terceira instâncias), estiveram no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, onde o advogado fez a sustentação oral da ação coletiva que pleiteia a verba “quebra de caixa” para os caixas e tesoureiros (e avaliadores, avaliadores executivos, avaliadores de penhor, dentre outras nomenclaturas para o mesmo cargo) da Caixa Econômica Federal. Na ocasião, o ministro relator acolheu uma preliminar de nulidade da CEF que fez com que o processo voltasse para o TRT.

Para o Sindicato, a quebra de caixa é uma coisa e a gratificação de função é outra, bem distinta: a gratificação remunera a maior responsabilidade do cargo (em relação ao cargo de escriturário ou de técnico bancário, por exemplo); já a quebra de caixa remunera o risco inerente ao manuseio de numerário, pois o bancário que exerce essa atividade está sujeito a ter de cobrir eventuais diferenças de valores.

O Sindicato já obteve sucesso em ações coletivas que pediam a quebra de caixa para os caixas e tesoureiros da CEF de Bauru e Itatinga. Mas há também outros processos em tramitação, ajuizados nas varas do Trabalho de Avaré (julgada improcedente em primeira instância), de Itararé, de Lençóis Paulista e de Santa Cruz do Rio Pardo (estes três processos já foram julgados procedentes pelo TRT).

Notícias Relacionadas

Sindicato se reúne com Rita Serrano, presidente da Caixa, em Araraquara

Caixa Econômica Federal 26/09/2023

Sindicato conquista liminar e Caixa deve contratar imediatamente PcD que teve sua admissão negada

Caixa Econômica Federal 20/09/2023

Sindicato fecha Caixa de Avaré que estava sem ar-condicionado

Caixa Econômica Federal 19/09/2023

Newsletter