SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Nova norma do BB veda uso do WhatsApp Business e contato com clientes por telefone pessoal do bancário

28/02/2023

Bancos: Banco do Brasil

O Banco do Brasil alterou a instrução normativa sobre o uso de aplicativos de celulares pelos empregados da instituição durante a jornada de trabalho. Entre as medidas, está a proibição da utilização do WhatsApp Business.

“Considerando o momento de transição para os canais institucionais e que muitos clientes demandam atendimento por meio de aplicativos de troca de mensagens de texto (WhatsApp, Telegram, etc) instalado no número corporativo fornecido pelo BB, as interações realizadas devem ter cunho exclusivamente relacional”, diz a instrução.

Portanto, além de vedar o WhatsApp Business, o BB também proibiu a realização de contato com clientes via texto por número de telefone pessoal, o envio de mensagens não solicitadas para múltiplos destinatários, entre outros pontos (veja abaixo), reforçando que a utilização do aplicativo deve ser usada somente dentro da jornada de trabalho, “sendo expressamente proibido o acesso e utilização fora desta condição”. O descumprimento das orientações pode levar ao banimento do número para utilização no App.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, essas alterações são extremamente positivas e fundamentais no combate ao assédio moral. No ano passado, o Sindicato procurou a direção do banco para resolver essa situação, reforçando que é inadmissível o uso de telefone particular dos trabalhadores para contato com os clientes.

A entidade orienta que os funcionários do BB observem atentamente todas as orientações e as respeitem, para que não sejam punidos.

 

 

Notícias Relacionadas

BB recua após pressão sindical e libera substituições temporárias em novembro

Banco do Brasil 30/10/2025

BB veta substituição temporária e penaliza funcionários em nome da “racionalização das despesas”

Banco do Brasil 22/10/2025

Sindicato obtém vitória e BB é condenado ao pagamento da 7ª e 8ª horas aos gerentes de módulo e de serviços

Banco do Brasil 20/10/2025

Decisão da 3ª Câmara do TRT reforma sentença de primeira instância

Newsletter