SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa é condenada a pagar R$20 mil a uma recepcionista vítima de injúria racial

05/10/2022

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal deverá pagar indenização de R$ 20 mil a uma recepcionista de uma agência bancária de Florianópolis (SC) que foi vítima de injúria racial cometida por uma cliente.

A recepcionista, contratada por uma prestadora de serviços, auxiliava no autoatendimento, prestava informações e distribuía senhas ao público. De acordo com relatos da trabalhadora, a agência possuía grande fluxo de pessoas e ela sofria diversas situações estressantes no local, inclusive de discriminação racial.

Em 2018, uma cliente se exaltou e passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e injúrias raciais. Após sofrer o ataque, informou o ocorrido ao seu supervisor, mas nenhuma providência foi tomada. Em razão do abalo emocional, a recepcionista precisou se afastar e, uma semana após retornar ao trabalho, foi demitida.

Diante do exposto, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso do banco e manteve a condenação, levando em conta que as condições de trabalho na Caixa propiciaram a situação.

O caso deixou o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região atônito, diante da insensibilidade da Caixa que não tomou nenhuma atitude após a denúncia e demitiu a trabalhadora adoecida. À vista de tanto sofrimento em que a recepcionista passou, a indenização foi insuficiente.

Notícias Relacionadas

Após onda de fechamentos, Caixa afirma que não fechará mais unidades em 2026

Caixa Econômica Federal 09/02/2026

Justiça afasta função de confiança de tesoureiro da Caixa e garante horas extras

Caixa Econômica Federal 02/02/2026

Vitória judicial foi obtida através do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região

Justiça concede liminar ao Sindicato e obriga Caixa a retirar bobinas térmicas com bisfenol

Caixa Econômica Federal 02/02/2026

Newsletter