SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Após vitória na Justiça, Sindicato começa a devolver contribuição sindical de 32 bancários que são vinculados a Ribeirão Preto

05/08/2022

Bancos: Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região conquistou na Justiça a devolução das contribuições sindicais destinadas ao Sindicato de Ribeirão Preto, relativas aos anos de 2012 a 2014, de 32 funcionários do Banco do Brasil que são vinculados administrativamente a GENOP Ribeirão.

Na época em questão, os funcionários trabalhavam em uma agência localizada na Vila Aviação em Bauru, mas estavam vinculados, apenas administrativamente, a GENOP de Ribeirão Preto. Por conta disso, os valores descontados dos trabalhadores referentes à contribuição sindical e assistencial estavam sendo repassados erroneamente para o Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto, sendo que deveriam ser destinados ao Sindicato de Bauru.

Vale lembrar que, diferentemente de outras entidades, quando a contribuição era obrigatória, o Sindicato de Bauru devolvia todo ano o imposto que era tomado compulsoriamente do trabalhador, por entender que a adesão teria que se dar de forma livre.

Diante do exposto, o juiz relator do caso, Evandro Eduardo Maglio, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, reconheceu o Sindicato de Bauru como o destinatário das contribuições, determinando o repasse dos valores à entidade. O BB e o Sindicato de Ribeirão devem responder solidariamente pela condenação de R$ 47.437,38, cujo valor já foi depositado em juízo.

O Sindicato dos Bancários de Bauru irá começar a devolver os valores aos 32 beneficiados da ação, a partir da próxima semana. Para maiores informações, os trabalhadores podem entrar em contato com o Departamento Jurídico da entidade, através do telefone: (14) 99868-4631.

A entidade destaca que há outra ação com o mesmo conteúdo, transitada em julgado, que irá beneficiar funcionários de outros setores que passaram pelo mesmo problema na época. VITÓRIA!

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho ordena suspensão imediata do descomissionamento de assessores de unidades estratégicas do BB

Banco do Brasil 22/12/2025

Banco anunciou reestruturação em Brasília e forçou funcionários a ampliar jornada de trabalho de 6 para 8 horas

Deputados vão pressionar o BB a responder pela precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Audiência na Câmara expôs práticas de gestão por medo

FETEC divulga nota de repúdio à direção do BB por ataques aos direitos dos bancários e precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Texto responsabiliza a direção do BB, mas poupa o governo Lula

Newsletter