SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB aproveita decreto de Bolsonaro para convocar funcionários com comorbidades ao trabalho presencial

19/05/2022

Bancos: Banco do Brasil

Hoje, dia 19 de maio, todos os funcionários do Banco do Brasil, que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 e estão atuando de forma remota, foram convocados para retornarem ao trabalho presencial.

O comunicado foi emitido com amparo na decisão do governo Bolsonaro de decretar o fim do Estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). Era este decreto que possibilitava o acordo que permitia o trabalho em home office. A decisão só não é válida para quem foi afastado por decisão judicial.

 

Negociação

Uma reunião entre o BB, representantes dos funcionários e movimentos sindicais está agendada para ocorrer na quinta-feira, dia 19, a partir das 15h. Na pauta estão a negociação em relação a forma como se dará o retorno dos funcionários ao trabalho presencial, além da compensação do banco de horas negativas. O encontro também pretende estabelecer um diálogo com a intenção de evitar que haja descomissionamentos em massa, a partir de agora.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região entende que, como houve lucros recordes nos últimos trimestres, o trabalho remoto não prejudicou as atividades do BB. Por isso, o banco precisa levar em consideração o cenário econômico atual, de inflação em alta, e a fragilidade emocional dos trabalhadores que possuem comorbidades e ainda estão com medo de voltar a atender o público e ter contato presencial diário com seus colegas.

Sobre o retorno, é sempre bom lembrar que, independentemente do decreto de Bolsonaro alegando o suposto fim do estado de emergência, algumas pessoas vão continuar suscetíveis ao novo coronavírus. Como o caso do bancário de Assis, que depois de ficar dois anos afastado do trabalho presencial, morreu após retornar ao banco e contrair a Covid-19. Todos as vidas importam!

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho ordena suspensão imediata do descomissionamento de assessores de unidades estratégicas do BB

Banco do Brasil 22/12/2025

Banco anunciou reestruturação em Brasília e forçou funcionários a ampliar jornada de trabalho de 6 para 8 horas

Deputados vão pressionar o BB a responder pela precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Audiência na Câmara expôs práticas de gestão por medo

FETEC divulga nota de repúdio à direção do BB por ataques aos direitos dos bancários e precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Texto responsabiliza a direção do BB, mas poupa o governo Lula

Newsletter