SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Desrespeito à jornada: Santander amplia horário de funcionamento até às 18h

09/03/2022

Bancos: Santander

O Santander irá ampliar em duas horas o funcionamento das agências de todo o país, a partir da próxima segunda-feira, dia 14. A medida, tomada sem qualquer negociação com o movimento sindical, desrespeita a jornada definida pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e a própria legislação trabalhista.

A decisão de aumentar o horário de atendimento, das 16h às 18h, faz parte do plano do banco em fazer ações de renegociação de dívidas. Denominada de “Semana Desendivida”, a ação terá início no dia 14 e se estenderá até o dia 18, próxima sexta-feira.

No dia 22 de janeiro, em um sábado, o Santander abriu suas agências em todo o país, com o mesmo propósito. Contudo, após forte repercussão negativa, ações judiciais, protestos do movimento sindical e baixa adesão dos próprios clientes, a instituição não reabriu as unidades em outros finais de semana.

Desrespeito 

Na ocasião, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou uma ação contra a convocação do banco, sustentando que a jornada do bancário é de segunda a sexta-feira e que as hipóteses de horas extraordinárias delimitam àquelas indicadas no artigo 61 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), não sendo o caso do expediente em questão, já que a intenção do Santander ao abrir suas agências no sábado, decorre de campanha de refinanciamento de dívidas.

O texto da ação também ressaltou que a Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), conforme o artigo 224,  define “a duração normal dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana”.

A entidade chegou a conquistar, através da 4ª Vara do Trabalho de Bauru, tutela de urgência determinando que o Santander não convocasse seus funcionários para o trabalho no sábado, contudo, o banco conseguiu derrubar a decisão. Além disso, para piorar, o Santander não quis efetuar o pagamento de horas extras aos trabalhadores. O Sindicato já ajuizou uma ação para obrigar o banco a pagar o trabalho realizado no sábado.

Para o Sindicato, a ampliação do horário de funcionamento das unidades na semana que vem é inaceitável e, mais uma vez, exploratória. A entidade estuda se há possibilidade de tentar barrar judicialmente essa ampliação.

(Na foto, diretores do Sindicato, Maria Emília, Pedro Valesi, Alexandre Morales e Paulo Tonon, durante protesto contra abertura do Santander no sábado, dia 22 de janeiro.)

 

 

Notícias Relacionadas

Santander entra na mira de CPI sobre fraudes nos programas de habitação de SP

Santander 06/11/2025

Banco teria financiado moradias populares para investidores em áreas nobres de São Paulo

DESMONTE GOURMETIZADO! Santander vai transformar agência Altos em cafeteria e coworking, em Bauru

Santander 03/10/2025

Agência Select será transferida para unidade. Mudança está prevista para o dia 2 de dezembro

Santander demite diversos funcionários PCD sob a justificativa de produtividade

Santander 03/10/2025

Newsletter