SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancário da Caixa recupera no TST sua função, após ser descomissionado por acionar a Justiça

02/07/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

Ilustração: lavarmsg / Vecteezy

Um bancário da Caixa Econômica Federal em Goiás teve retirada a sua função de confiança em 28 de janeiro de 2016, logo depois de ajuizar uma reclamação trabalhista contra o banco. Ao ser descomissionado, o bancário teve de acionar novamente a Justiça — dessa vez, para ser reintegrado à função.

Na ação, o trabalhador conta que começou a atuar como supervisor de canais por ter sido aprovado num processo seletivo interno, mas que perdeu o cargo especial em 28/1/2016, após a Caixa ter sido notificada, em 2/12/2015, da reclamação trabalhista. Para ele, a destituição foi um ato de retaliação, já que o banco não apresentou nenhuma motivação para o ato.

O juízo da 3ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO) julgou improcedente o pedido de reintegração, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) reformou a decisão por entender, com base no depoimento de várias testemunhas, que o bancário foi destituído da função por retaliação.

Sendo assim, determinou o pagamento da gratificação do período em que ele ficou sem a função ilegalmente. Para o TRT, apesar dos cargos de confiança serem de livre nomeação e destituição, esses atos não podem ocorrer de maneira autoritária e discriminatória.

A Caixa recorreu da decisão, mas a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), por unanimidade, não admitiu o recurso.

Segundo o relator do caso no TST, o que ocorreu foi um verdadeiro abuso de direito por parte da Caixa. Para ele e para os demais ministros, não é lícita ao empregador a prática de atos que configuram, direta ou indiretamente, perseguição ou represália ao empregado pelo fato de ele exercer seu direito de acesso ao Poder Judiciário, assegurado na Constituição da República.

Notícias Relacionadas

Saúde Caixa: Sindicato faz aditamento em ação do RN que impede a suspensão do plano

Caixa Econômica Federal 19/12/2025

Acordo não foi assinado no dia 11. Vamos seguir resistindo!

Sindicato vence na Justiça e garante pagamento e implementação de intervalo de digitação a bancária da CEF

Caixa Econômica Federal 16/12/2025

Bancário da CEF recebe mais de R$ 480 mil em ação vitoriosa do Sindicato referente a 7ª e 8ª horas

Caixa Econômica Federal 09/12/2025

Newsletter