SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

No TST, bancários conquistam PLR proporcional mesmo tendo se demitido antes da distribuição do lucro

01/12/2020

Bancos: Bradesco

Dois ex-empregados do grupo Bradesco (um do próprio banco e outro da Bradesco Seguros) conquistaram no Tribunal Superior do Trabalho (TST) o direito de receber o pagamento proporcional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mesmo tendo pedido demissão, e mesmo isso tendo ocorrido antes da distribuição da PLR.

Antes das ações chegarem ao TST, eles foram julgadas improcedentes pelos tribunais regionais do Trabalho das 1ª e 2ª regiões (RJ e SP, respectivamente) com base na convenção coletiva dos bancários, que excluía os demissionários do direito à parcela.

No entanto, no TST, o relator dos recursos, ministro Alexandre Ramos, assinalou que o pagamento da PLR não é condicionado à vigência do contrato de trabalho, mas ao fato de o empregado ter contribuído para os resultados da empresa.

Segundo o ministro, o entendimento do TST (Súmula 451) é de que a exclusão do direito ao pagamento da parcela com relação ao empregado que pediu demissão redunda em ofensa ao princípio da isonomia, tendo em vista que mesmo o empregado que teve a iniciativa de romper o contrato contribuiu para os resultados positivos da empresa.

Ainda de acordo com o relator, apesar da Constituição (artigo 7º, inciso XXVI) legitimar a realização de acordos e convenções coletivas, não há nenhuma autorização para que tais instrumentos normativos sejam utilizados como meio de supressão de direitos legalmente constituídos.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que já obteve várias vitórias em ações individuais com esse mesmo teor.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter