SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB aproveita pandemia para acelerar robotização de atividades de apoio

09/09/2020

Bancos: Banco do Brasil

O jornal Valor Econômico publicou no dia 3 uma reportagem contando que “o Banco do Brasil acelerou durante a pandemia um processo de robotização das atividades de apoio da instituição” e que, “como consequência, um contingente de 1,5 mil funcionários do ‘backoffice‘ já foi liberado para áreas de negócios”.

O banco afirma que na segunda fase do processo de robotização, já em curso, mais 2,5 mil serão deslocados até o fim de 2021. Ao fim de junho, o BB contava com 92.474 funcionários.

Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo do BB, disse ao jornal que “a busca por eficiência vai ter de ser uma obsessão”. De acordo com o executivo, a ideia não é reduzir o quadro, mas direcionar as pessoas para funções com maior valor agregado, seja nos escritórios ou em agências. Segundo ele, as agências são cada vez mais locais de atendimento e negócios e não de operações.

Para “melhorar a eficiência”, a robotização é uma das frentes. “Ela corre em paralelo a uma agenda que abrange um novo modelo de remuneração de funcionários (no qual o componente variável ganhou peso); venda ou devolução de imóveis; adoção do home office alguns dias por semana em áreas administrativas; e um plano de eficiência energética”, informa a reportagem. A economia estimada com esse conjunto de medidas é de R$ 3,3 bilhões em cinco anos.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, apesar de todo esse discurso de modernização, a verdade é que o ser humano é essencial, e o próprio BB sabe disso, como bem mostrou sua tentativa de forçar os funcionários a voltarem ao trabalho no mês passado.

Notícias Relacionadas

BB propõe elevar salário da presidência a R$ 117 mil por mês para suprir “defasagem”

Banco do Brasil 26/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Newsletter