SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancários na luta contra o desmonte do Banco do Brasil!

02/03/2020

Bancos: Banco do Brasil

No dia 28, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região passou por agências do Banco do Brasil de Bauru e região protestando contra o desmonte da instituição. Diretores do Sindicato e os funcionários do BB vestiram roupas pretas em forma de protesto.

De acordo com os números divulgados pelo próprio BB, no ano passado foram fechadas 409 agências, bem como 3.699 postos de trabalho (2.364 funcionários aderiram ao programa de demissão voluntária). Além disso, o banco voltou a promover descomissionamentos em massa.

A regional Bauru/Marília retirou a comissão de três trabalhadores nos últimos 15 dias, mas em todo o Brasil os descomissionamentos já são mais de cem. No início do mês, o banco lançou o “Performa: Desempenho e Reconhecimento”, um programa de metas e remuneração variável cujo primeiro efeito foi reduzir o valor da comissão da maioria dos cargos. O programa trouxe um prejuízo duplo ao funcionalismo, pois, além de diminuir a comissão dos novos nomeados – eles receberão menos que os atuais comissionados –, também afetou negativamente o valor da PLR e de outras verbas variáveis dos que já recebem comissão.

Agora, a preocupação do Sindicato é que o BB promova uma espécie de rodízio, retirando o cargo dos atuais comissionados para, então, promover outros funcionários pagando comissões de valor mais baixo. E tudo isso só está acontecendo porque o banco quer “reduzir custos”. Absurdo!

O BB teve o maior lucro de sua história em 2019, de R$ 17,8 bilhões, 32,1% maior que o lucro de 2018, e, por isso, não tem necessidade de fazer uma economia que só prejudica os funcionários e a população para beneficiar investidores.

Veja as fotos dos bancários do Banco do Brasil que protestaram contra todo esse desmonte:

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho ordena suspensão imediata do descomissionamento de assessores de unidades estratégicas do BB

Banco do Brasil 22/12/2025

Banco anunciou reestruturação em Brasília e forçou funcionários a ampliar jornada de trabalho de 6 para 8 horas

Deputados vão pressionar o BB a responder pela precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Audiência na Câmara expôs práticas de gestão por medo

FETEC divulga nota de repúdio à direção do BB por ataques aos direitos dos bancários e precarização do trabalho

Banco do Brasil 17/12/2025

Texto responsabiliza a direção do BB, mas poupa o governo Lula

Newsletter