O adoecimento da categoria bancária nunca esteve em um nível tão alarmante. Praticamente todos os dias, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebe ligações, mensagens e denúncias sobre práticas abusivas e profundamente adoecedoras no ambiente de trabalho.
A exaustão provocada por jornadas marcadas por metas abusivas, assédio moral, pressão constante, sobrecarga e falta de respeito está diretamente relacionada ao aumento dos transtornos mentais, como burnout, depressão, ansiedade e distúrbios do sono.
Adoecer não é sinônimo de fraqueza, mas de esgotamento. Segundo dados do INSS, em 2022 foram registrados 7.264 afastamentos por transtornos mentais e comportamentais no setor bancário. Em 2024, esse número mais que dobrou, chegando a 14.565 afastamentos. Se em 2022 os transtornos mentais representavam 43% dos afastamentos, em 2024 esse percentual saltou para 52,90% do total.
Remédio coletivo
Quando tantos bancários vivem a mesma realidade, fica evidente que o adoecimento, infelizmente, foi institucionalizado nos bancos públicos e privados do país. Enquanto os empregadores viram as costas, discriminam e perseguem trabalhadores adoecidos, o Sindicato segue no caminho oposto: acolhe, escuta e oferece apoio por meio de diálogo, atendimento psicológico e jurídico, além de promover protestos e ações contra os ataques sofridos pela categoria.
Ciente de seu papel como instrumento de luta e acolhimento, o Sindicato lança agora uma campanha que incentiva os bancários a não se calarem diante de qualquer tipo de abuso ou irregularidade no ambiente de trabalho.
Cada bancário da base receberá uma caixinha de balas que simboliza um “remédio”. Não é para silenciar a dor, nem para fazer você “aguentar mais”. É um lembrete de que você não está sozinho e de que pode contar com o Sindicato em qualquer luta que esteja enfrentando.
Cada palavra presente na caixinha representa uma dose essencial para enfrentar e combater práticas abusivas:
- Respeito: Ninguém deve ser humilhado, constrangido e ameaçado!
- Amor próprio: Você merece dignidade em qualquer lugar, inclusive no trabalho!
- Coragem: Não deixe o medo te paralisar! Não se cale!
- Luta coletiva: Você nunca estará sozinho! o assédio não sobrevive à nossa união!
Colocar limites e valorizar a própria saúde não é demérito. É cuidado e sobrevivência! Saúde mental é direito. Nenhum banco vale mais do que a vida de quem trabalha!
Propaganda na TV
O Sindicato lançará uma campanha publicitária na televisão para denunciar o assédio institucionalizado nos bancos. Na região de Bauru, a campanha será exibida a partir de 15 de janeiro na TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo, durante os intervalos dos telejornais Bom Dia Cidade, TEM Notícias 1ª edição e TEM Notícias 2ª edição. Na região de Avaré, a veiculação está prevista para o mês de fevereiro.






