De 13 a 16 de janeiro, acontece a Eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Esse órgão colegiado tem como principal função acompanhar a qualidade do plano de saúde, além de atuar na sua melhoria contínua, aperfeiçoamento e sustentabilidade.
Entre as quatro chapas que disputam a eleição, a Chapa 1 foi a única que se posicionou contra a assinatura do Acordo para o Saúde Caixa, defendendo de forma firme os direitos dos usuários.
Apoiadores
A Chapa 1 conta com o apoio de importantes sindicatos de luta e de coletivos de oposição organizados em diversas regiões do país, o que reforça seu caráter nacional e seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria.
Entre os sindicatos apoiadores estão o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o SEEB-MA e o SEEB-RN. Além disso, a Chapa 1 recebe o apoio de oposições estaduais em vários estados, como Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Ceará, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, entre outros. Além disso, recebe o apoio do coletivo Agora é Para Todos, fortalecendo sua representatividade e alcance em nível nacional.
Principais propostas
- Fim do teto de 6,5% da folha de pagamentos;
- Retomada da proporção 70% x 30% no custeio;
- Garantia de isonomia para os trabalhadores admitidos após 2018;
- Fim imediato das contribuições extraordinárias;
- Ampliação da rede de convênios e atendimento;
- Estabelecimento de diálogo permanente com a categoria, com total transparência sobre as decisões e debates no Conselho;
- Fim das contribuições sobre valores recebidos em ações judiciais ganhas pela categoria;
- Defesa da mobilização contínua para melhorar o acordo do Saúde Caixa;
- Defesa da realização imediata de uma auditoria no Saúde Caixa;
Confira aqui (Jornal Chapa 1)quem são os candidatos e o material de campanha, que teve apoio do Sindicato para elaboração.

