Se não bastasse a sobrecarga de trabalho diária, os funcionários do Itaú de Avaré tiveram de exercer mais uma função na semana passada: entregar senhas aos clientes. O totem, dispositivo responsável por emitir as senhas, quebrou e ficou sem funcionar por dias.
Com isso, os trabalhadores foram obrigados a improvisar e passaram a anotar manualmente as senhas em pedaços de papel para organizar o atendimento. A situação precária só foi solucionada pelo banco após cinco dias.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o caso evidencia a falta de investimento do Itaú em estrutura adequada e a lentidão para resolver problemas operacionais. O totem de senhas serve exatamente para agilizar o atendimento de forma prática e rápida, evitando filas. A postura do banco diante da situação demonstra descaso com as condições de trabalho e com a qualidade do atendimento prestado aos clientes. É inadmissível que o maior banco privado do Brasil, com lucratividade de R$ 41,4 bilhões em 2024, demore dias para resolver um problema tão simples.