SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Reportagem reafirma o que Sindicato sempre denunciou: filas nos bancos devem-se ao fechamento de postos de trabalho e agências

O site da TV Cultura publicou no último domingo (6) uma reportagem bastante completa sobre o problema das filas nos bancos. Sob o título “Seu banco está lotado? Fechamento de agências, corte de funcionários e a pandemia são as causas”, o texto explicitamente exime os bancários de culpa, atribuindo-a, em grande parte, à direção das instituições financeiras, além da pandemia.

  “A estratégia de redução de agências e demissão de funcionários combinada com as medidas de combate ao coronavírus pode explicar quase todas as dificuldades de atendimento presencial”, diz a reportagem assinada por Fabiana Futema.

João Augusto Salles, um analista do setor bancário ouvido pela jornalista, explica que as filas imensas e a demora no atendimento agravaram-se em todos os bancos “porque o número de clientes por agência explodiu com o fechamento de várias unidades, sobrecarregando os funcionários que assumiram as novas carteiras”.

A reportagem menciona que “de setembro de 2019 a setembro de 2020, os cinco maiores bancos do país fecharam cerca de 1.200 agências” e que esses mesmos bancos fecharam 10,4 mil postos de trabalho no mesmo período — “desse total, 5.226 foram demitidos só de março a setembro, segundo dados do Dieese”.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região concorda com o diagnóstico apontado e lembra que tem tomado medidas judiciais tanto contra o fechamento de agências quanto contra as demissões. Embora tenham assumido o compromisso público de não demitir durante a pandemia, os bancos privados estão descaradamente descumprindo o que prometeram.

A reportagem da Cultura pode ser lida na íntegra em https://cultura.uol.com.br/noticias/14558_seu-banco-esta-lotado-fechamento-de-agencias-corte-de-funcionarios-e-a-pandemia-sao-as-causas.html

Notícias Relacionadas

MPT dá prazo para Santander se manifestar sobre alteração indevida de atestado médico de bancária

Santander 19/03/2024

Desmonte: Santander Piraju atende público com apenas 2 funcionários

Santander 13/03/2024

Sindicato denuncia Santander ao MPT por práticas irregulares contra empregados

Santander 11/03/2024

Newsletter